
O nome de Azurara da Beira, antiga designação do território que corresponde parcialmente ao atual concelho de Mangualde, perde-se nos tempos, e como em muitos topónimos portugueses, tem o seu lado lendário.
Atravessada por várias vias romanas – das quais subsistem os marcos miliários de Abrunhosa-a-Velha ou os alicerces da ponte de Alcafache – pelos seus caminhos antigos viajaram antigos povos: guerreiros de Viriato, pastores da transumância, romanos, mouros e cristãos falados em lendas, soldados de Castela, de França, romeiros e feirantes.
A lendária ocupação islâmica do monte da Senhora do Castelo, onde teria sido edificado um castelo, leva-nos ao nome Zurara, mítico governador do castelo islâmico e que veio dar origem ao nome Azurara da Beira.
Apesar desta história mítica, a realidade é que no monte da Senhora do Castelo, zona privilegiada de vigia e posto de observação do território em redor, descobre-se uma vasta paisagem alcançando a vista desde o Buçaco ao Caramulo, Montemuro e Gralheira.
Azurara da Beira is the ancient name of this land. Like in most names its origin fades away in the foam of times and has a legendary feel to it.
Crossed by several roman paths – there are still stone marks in Abrunhosa-a-Velha and the foundations of the Alcafache bridge – through its ancient ways many old folks travelled: Viriato and his warriors, shepherds, romans, moors, Christians, solders of Castile and France, pilgrims and marketers.
The mythical Islamic settlement of the Senhora do Castelo Hill, where a castle is said to have been built, leads us to Zurara, the legendary governor of the fortress and the origin of the name Azurara da Beira.
Despite the legend, reality shows us a magnificent landscape with views from Buçaco to Caramulo, Montemuro and Gralheira, available to us from the top of the Senhora do Castelo Hill.
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Em 2021 o ICOMOS propõe para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) o tema Passados Complexos, Futuros Diversos.
Num ano em que a pandemia global marcou as nossas vidas, somos convidados a olhar para o passado, fazendo um exercício de reflexão em que se identifica, frequentemente, o favorecimento de algumas narrativas, omitindo ou esquecendo outras.
O passado não é linear. Elementos que nos lembram das fragilidades das várias sociedades estão presentes nos sítios e nos monumentos. Fazem parte desse passado, um passado que não pode ser visto a preto e branco, sujeito a contestação e discussão.
E é exatamente a partir desses elementos complexos que podemos partir para uma reconciliação: conhecer, interpretar e aprender permite-nos ambicionar a construção de um futuro mais justo, participado e variado. Reconhecemos para o património cultural, enquanto fator de essa capacidade de contribuir para preparamos um futuro mais harmonioso, onde cidadania, união e resiliência se assumam com valores fundamentais. Frequentemente, no Palácio Anadia, somos confrontados com narrativas que nos remetem para esse passado complexo. A nossa opção tem sido a de encarar estes elementos frontalmente, porque acreditamos que podemos crescer e ser melhores a partir dos nossos patrimónios complexos. Venha conhecê-los.
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A antiguidade da cidade de Viseu propiciou a construção de múltiplas casas senhoriais ao longo dos tempos, muitas das quais ainda hoje se conservam. Alguns exemplos remontam à época quinhentista, mas terá sido durante o período que decorreu entre o século XVII e o final do século seguinte que se ergueu o maior número de edifícios nobres.
As casas senhoriais inserem-se na malha urbana, destacando-se das restantes habitações pelas fachadas de grandes dimensões e pelos elementos decorativos sobretudo em portas e janelas. Em vária outras casas senhoriais portuguesas e viseenses os elementos barrocos concentram-se sobretudo na fachada, impondo uma certa cenografia e monumentalidade às paisagens urbanas onde estas se inserem.
As casas senhoriais em Viseu, têm normalmente com dois pisos, em que o superior, ou nobre, apresenta um tratamento distinto e bastante mais cuidado. No piso inferior situavam-se espaços mais “produtivos”. A cozinha ficava normalmente neste seguimento possibilitando o fácil acesso aos géneros alimentícios e evitando a contaminação do andar nobre com fumos e cheiros indesejáveis.
O acesso ao piso nobre era normalmente feito por uma escadaria de aparato e neste piso situavam-se as salas públicas e também as zonas mais privadas do proprietário e família, onde poucos tinham o privilégio de entrar.
The antiquity of the city of Viseu led to several different construction through time, one of them Manor Houses. Some of these houses date back to the 15th century, but the majority was built between the 17th and the 18th century.
Manor Houses are placed in the center of the city, with large dimension facades that hold rich decorative elements mainly in doors and windows. In other Portuguese manor houses, the baroque decoration features mainly in the outer facades, imposing a scenery and monument presence to the urban landscape.
In Viseu, Manor Houses have two floors and the upper floor is the noble one, with a richer decoration. In the lower floor more productive spaces, like the kitchen were defined.
Access to the noble floor was through a noble staircase through which access to public rooms was possible. In the noble floors the private quarters of owner and family has exclusive access.
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Visitar a Coleção de Trajes e Acessórios do Palácio Condes de Anadia é deixar-se levar por uma viagem no tempo e viver intensamente a evolução da identidade social e cultural da nobreza.
Durante séculos, este espólio da família Paes de Amaral esteve guardado em baús e sótãos tendo sido resgatado do esquecimento pela Condessa de Anadia, Mafalda da Câmara.
As peças de traje, femininos e masculinos, expressam a riqueza de costumes e tradições de família, usados ente 1750 e 1910. A completar, a coleção dispõe de um vasto conjunto de acessórios como leques, pregos de chapéu, bolsas e carteiras que enriqueciam os visuais da moda da época.
A Coleção Anadia – Trajes e Acessórios é um trabalho recuperado pela sensibilidade do Museu do Traje de Lisboa, que tratou, documentou e classificou esta panóplia que pode ver em exposição no Palácio de Mangualde .
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No século XVIII o Palácio dos Condes de Anadia, Viseu, foi enriquecido com um conjunto de painéis de azulejos cujo tema é a troca das relações entre vários aspectos do mundo real: entre humanos, animais ou corpos celestes, produzindo uma representação do impossível. É um conjunto azulejar de grande raridade em Portugal e no Mundo.
Na Europa este tema é tratado desde o século XVI e inspirou numerosas estampas populares até ao século XIX, desaparecendo por volta de 1900.
Os temas são quase sempre os mesmos e representam situações absurdas que manifestam o impossível. As oposições entre os homens e os animais; as oposições entre os elementos da natureza; as oposições cósmicas e as oposições sociais. Não eram um programa de ação subversivo, mas sim a representação de situações tidas como impossíveis.
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O Palácio dos Condes de Anadia é um emblemático Solar perto de Viseu, Portugal. A sua história data do século XVIII e é considerado um ex-libris da arquitectura barroca em Portugal. Até o século XVIII, o Palácio dos Condes de Anadia, como todos os solares, dedicava-se à produção agrícola. No século XVIII, as mudanças de hábitos ditadas pelos tribunais europeus, são adaptadas pelos nobres portugueses, que começam a mostrar grande interesse na temporada de verão.
Aproveitando esta temporada, eles passam um longo período de tempo nas suas casas de campo, ou solares, onde hospedam seus familiares e amigos, proporcionando festas, bailes e grandes momentos de entretenimento.
Estamos perto de Viseu e por isso não deixe de visitar o mais bonito solar da região!
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