O Palácio dos Condes de Anadia está localizado bem no coração da cidade de Mangualde e pertence à Região Demarcada do Dão.

A ligação entre o Palácio e o mundo agrícola remonta ao século XIX, época em que já existia na propriedade da família, pomares, gado, vinhas e olival. A paixão da família pela viticultura e pelo vinho data do séc. XVIII, mais precisamente do ano de 1750 ano a que remontam os primeiros registos que confirmam a presença de vinha nos jardins e da produção de vinho na propriedade. Em 1750, a produção de vinho ocorria no próprio palácio, nos antigos lagares de pedra que ainda podem ser vistos hoje na adega centenária.

As Vinhas ocupam uma área de 10 hectares da propriedade, divididas entre as seguintes variedades : Touriga Nacional, Alfrocheiro, e Jaen, de uvas tintas. Nas uvas brancas estão plantadas, Encruzado, Gouveio e Uva Cão. Podemos encontrar ainda alguns cordões de vinhas velhas centenárias, sendo das mais antigas existentes na região do Dão.

A vinha é o elemento central dos jardins históricos da propriedade e um dos poucos exemplos em Portugal de uma vinha totalmente murada localizada no centro de uma cidade, estilo vinha - jardim.

A região e o terroir são ainda caracterizados pela delimitação das serras da Estrela, Caramulo, Lousã, Buçaco, Nave e Açor, com uma paisagem acidentada, caracterizada por montanhas e vales, sendo atravessada por alguns dos rios mais emblemáticos de Portugal. Os solos são principalmente graníticos (norte e centro da região) e xistosos (sul), e o terroir influenciado pelas montanhas circundantes que o protegem dos ventos marítimos, causando invernos frios e chuvosos e verões quentes e secos, características que conferem aos vinhos, uma mineralidade, uma frescura e um equilíbrio impar no país.